Como Montar um Cabo de Rede 11/01/2011

Os passos abaixo são para montar cabos Ethernet Categoria 5. No nosso exemplo, faremos um cabo Categoria 5e, mas estas instruções servem para fazer qualquer tipo de cabo de rede.


Passos

  1. Pegue a quantidade de fio necessária, e adicione mais um pouco para segurança. Se uma luva for colocada, faça-o antes de desemcapar o fio, e cerfitique-se de que a luva está do lado certo.
  2. Remova a capa externa do cabo, expondo cerca de 3 cm dos fios torcidos. Tome cuidado para cortar somente a jaqueta externa, e nenhum fio. Depois de remover esta capa, vão haver oito fios torcidos em 4 pares. Cada par tem um fio de cor sólida, e o outro é branco com uma listra colorida marcando seu par. Algumas vezes um cordão branco também está presente.
  3. Inspecione os fios para ver se algum deles foi partido ao cortar a jaqueta externa. Se algum deles estiver com o cobre exposto, corte todos os fios rente ao corte da jaqueta, e comece tudo de novo. Fios expostos vão causar linha cruzada, perda de performance ou simplesmente não conectar. É importante manter a capa de todos os fios internos intacta.
  4. Desenrole os pares deixando-os alinhados e achatados etre seus dedos. O cordão branco pode ser cortado e jogado fora (veja Avisos).
  5. Arrume os fios baseado na especificação que está seguindo. Existem dois métodos determinados pela TIA, 586A e 586B. 586B é o mais comum para cabos de rede, usado amplamente por computadores e telefones digitais. É o padrão usado em nosta demonstração (para o 586A, precisamos de uma ordenação diferente, veja nas Dicas). Coloque os fios na seguinte ordem, da esquerda para direita:
    1. Branco/Laranja
    2. Laranja
    3. Branco/Verde
    4. Azul
    5. Branco/Azul
    6. Verde
    7. Branco/Marrom
    8. Marrom
  6. Acerte todos os fios para que fiquem paralelos entre seus dedos. Verifique se a ordem deles continua a mesma. Corte a capa de todos os fios alinhadas, a 19 mm da base da jaqueta. Os cortes devem deixar os fios intactos e alinhados. Este passo é importante, pois fios tortos ou meio partidos não vão fazer contato dentro do plugue, e pode estragar todo o cabo.
  7. Mantenha os fios alinhados enquanto os coloca dentro do RJ-45 com a parte chata para cima. O fio branco/laranja deve estar a esquerda, olhando para baixo no conector. Você pode ver se todos os fios entraram em seus lugares olhando o conector de frente, deve haver um fio em cada buraco, como visto ao lado. Você pode ter que forçar um pouco para empurrar os pares de fios no conector. Pelo menos 6 mm da capa do cabo deve entrar para dar firmeza ao cabo depois que o plugue for crimpado. Você pode precisar esticar a capa para conseguir isto. Certifique-se uma última vez que os fios estão em ordem correta antes de crimpar o cabo.
  8. Coloque o plugue com os fios no alicate de crimpar, aperte firme o cabo. Você vai ouvir os sons característicos, e depois de ter terminado o cabo vai voltar para a posição de aberto.
  9. Repita com o outro lado do cabo. O modo como vai prender o outro lado (586A ou 586B) depende se está fazendo um cabo comum ou um cabo cross-over (veja nas Dicas).
  10. Teste o cabo para garantir seu funcionamento. Cabos incompletos e mal montados podem causar muita dor de cabeça mais a frente. Com o advento do "Power-over-Ethernet" (eletricidade via ethernet), cabos mal presos podem danificar seriamente o equipamento. Um testador de cabos pode verificar esta informação com precisão para você. Se tiver um, teste a conectividade pino-a-pino.

Dicas

  • Um ponto chave ao montar um cabo de rede é que os fios enrolados devem ficar juntos o máximo possível que ainda lhes permita chegar a sua ponta oposta no RJ-45. Os fios são enrolados assim para dar boa conectividade e reduzir ao máximo a interferência. Não separe os pares mais do que precisa.
  • Um cabo comum é usado para conectar dois componentes diferentes (um roteador e um PC). Para conectar dois equipamentos iguais (como dois computadores), é necessário um cabo cross-over. A diferença é que no cabo comum, os fios terminam igual no conector, mas o cabo cross tem um lado no modo 586A e o outro no 586B.
  • A ordem do 586A é a seguinte, da esquerda para a direita: branco/verde, verde, branco/laranja, azul, branco/azul, laranja, branco/marrom, marrom.

    Image:Rj45568AB_955.gif