FAQ sobre Hard Disk/Pen-drive/Gravações no AZBox HD

Hard Disk é um calcanhar de aquiles AZBox HD, motivo de vários tópicos criado aqui no fórum. Vamos tentar concentrar neste tópico todas as dúvidas, problemas e soluções referente ao gerenciamento de disco (HDD / Pen-drive). Materemos nesta primeira página um FAQ, apresentando dúvidas/problemas com possíveis soluções. Conforme forem aparecendo novos casos de relevância estaremos incluindo na primeira página, assim antes de postar qualquer dúvida ou problema neste tópico, dê uma olhada nesta primeira página se já está citado seu problema.

1 – Como devo formatar o HDD.

Indiscutívelmente a melhor formatação é a Linux, realizada pelo próprio receptor, contudo o AZBox é capaz de reconhecer FAT32 e NTFS, sendo que em NTFS é somente para leitura, não faz gravação neste formato.

2 – Posso criar duas partições for formatação diferente?

Sim e esta é uma forma interessante de compartilhar dados com PC, utilizando um HDD externo com duas patições, uma Linux e outra FAT32 ou NTFS como área de transferência.

3 – Não funciona o agendamento de gravações?

Uma das causas deste problema é carregar uma lista de canais de outro decoder, seja qual for a causa, para resolver é necessário fazer uma restore de fábrica e fazer a busca de canais novamente ou carregar uma lista de canais que foi salva no próprio receptor.

4 – Qual melhor disco para instalar no Premium ? Pode ser Sata2 ? Pode ser de 7200 ?

Não existe como determinar qual é melhor, mas já temos vários relatos de bom funcionamento de Samsung, Segate e Western Digital de todos tamanhos, 500 GB, 750 GB, 1TB, 1.5 TB, etc... Apesar da especificação do AZBox citar somente SATA, também funciona SATA2. A velocidade do disco pode ser de 5400rpm ou 7200rpm.

5 – Posso gravar conteúdo HD ? Com que definição fica a gravação ?

Sim pode gravar conteúdo HD e a definição e qualidade serão as mesmas do momento da gravação.

6 – Configurei sleep do HD em cinco minutos mas ele não pára.

Se o time-shift estiver ativo o sleep não vai funcionar, já que o disco está sempre em uso, gravando o conteúdo do canal sintonizado.

7 – Não consigo formatar pelo receptor, dá erro ou para em 99% ?

Faça um restore de Fábrica e tente formatar novamente ... Crie a partição no PC e formate em FAT32 depois formate no AZBox.

8 – Meu AZBox não inicializa e não reconhece a USB ?

Apesar do efeito aparentemente não ter nada a ver com disco, este problema pode ocorre se por algum motivo caiu no meio de uma gravação ou o disco está corrompido, provavelmente ao rebutar o AZBox percebe esta falha do disco e tenta fazer um checkdisk e fica travado em “Booting”, “Checking” ou “Loading”. A forma de resolver isto é desconectando o HD, deixando o decoder incializar, depois desligue reconecte o disco e ao subir, se não estabilizar, formate o disco. Se ao reconectar o disco não subir, retire o disco e formate no PC.

9 – O AZBox perde a configuração do Hard Disk e não reconhece mais o HDD.

O disco pode estar corrompido, solução formate-o. O disco pode estar bichado, teste-o em um PC e se for o caso, troque-o.

10 – O AZBox Premium com disco interno ao reproduz por 1 ou dois minutos, trava o receptor e depois do reboot não reconhece mais o HDD.

Este é o pior problema do AZBox e temos alguns relatos com os mesmos sintomas, portanto se tornando um problema comum. O problema pode se confundir com o anterior, porém é mais grave, apresentando comportamentos específicos descritos a seguir:

a) As vezes trava ao formatar o HDD pelo decoder.
b) Trava ao gravar ou ao reproduzir e não reconhece mais o HDD
c) Depois que pára de reconhecer o HDD, nem rebutando volta a reconhecer o disco.
d) Deixando desligado uns 10 minutos, volta a reconhecer o disco ou após vários reboot.

Todos os casos relatados não tiveram solução, foi necessário trocar o receptor, porém antes de solicitar a troca, tire o disco, teste em um PC, formate no PC e instale novamente no AZBox, se ainda persistir o comportamento citado, troque de disco e se nada disto resolver, solicite a troca do decoder. É comum o fornecedor de cara culpar seu HDD, mas se procedeu como o citado acima pode contra-argumentar embasado tecnicamente. Se não pode trocar mais o receptor, então instale o disco em um case e espete-o V1a USB, em outras palavras seu Premium virou um Elite com WIFI.

11 - Meu AZBox Elite (ou Premium) não reconhece o disco pela USB.

Primeiro confira se a USB está funcionando adequadamente, espetando um Pen-driver na USB para ver se reconhece. Se o disco externo que está espetando na USB requer alimentação pela USB, dependendo da capacidade/velocidade do HDD pode ser que o receptor não consiga suprir alimentação necessária, sendo necessário um case com alimentação externa.

12- Comprei um HD recentemente e o STB não reconhece o mesmo, o que poderia fazer tendo em vista que meu PC reconhece ele normalmente ?

Muitas vezes o STB não reconhece o mesmo pelo tipo de formatação empregado no HD, mas o que pode acontecer é uma instabilidade entre o STB e o controlador do disco rígido. Já li posts em que retratam a troca do controlador do HD pelo de um disco mais antigo e ter funcionado.
Outro recurso interesante seria o de usufuir de um Jumper no Disco Rígido, que de acordo com o modelo do fabricante pode variar, mas que normalmente fica na posição 3 e 4.